Técnica de Contorno Facial

Técnica  de contorno facial

 

Técnica contorno facial

Técnica contorno facial

Como já é de conhecimento geral, a técnica de contorno facial é queridinha das famosas, dos astros de Hollywood, personalidades e nada mais nada menos que Kim Kardashian. Sim, a técnica ficou bastante conhecia através da socialite. No entanto, a técnica já é bastante conhecida desde o século XIX.

 

Hoje temos uma explosão de produtos, técnicas diferenciadas e instrumentos que são verdadeiros milagres para aplicar com perfeição o tão sonhado contorno.

 

Vamos descobrir nesse post um pouco da história do contorno, das possibilidades, como identificar seu formato de rosto e passo a passo para realizar sua própria make no estilo das celebridades.

 

 

História

Técnica contorno facial

Técnica contorno facial

No final do século XIX, Max Factor foi responsável pelo desenvolvimento da maquiagem cinematográfica e sua aplicação. Mais tarde, Factor também foi o primeiro a comercializar produtos de maquiagem ao público, lançando uma linha da de maquiagem chamada Makeup. Por isso é considerado o pai da makeup.

 

 

As publicações pela Hollywood magazine de Max Factor notavam o uso de termos como contorno, realce de partes  do rosto com blush e jogo de sombra e luz.

 

 

Família Westmore

 

Conhecidos como uma família de maquiadores cinematográficos, a ascensão do clã se deu no final da vida de Max Factor. George Westmore era o patriarca e começou na Metro Pictures. em 1917. Seis de sua prole – Monte, Perc, Ern,Wally, Bud  e  Frank – atuaram como maquiadores em quase todos estúdios de Hollywood, tais como Warner, 20th Century-Fox, Paramount e Universal .

 

Com toda experiência de lidar com todos os formatos de rosto de diferentes artistas, os Westmore constataram que o melhor formado de rosto é oval (por conta da simetria ideal para maquiagem) e aplicavam as técnicas de contorno para deixar os artistas com rosto mais oval possível. Dentre essas estrelas eles maquiaram Bette Davis, Elizabeth Taylor, Farrah Fawcett e outras mais.

 

A família Westmore também ficou bastante conhecida pela maquiagem artística e de efeitos especiais. Seus maiores trabalhos nesta área foram “Corcunda de Notre Dame” e “Homem das mil faces”.

 

Kevyn Aucoin

Técnica contorno facial

Técnica contorno facial

As técnicas de contorno eram bem conhecidas no nicho cinematográfico. Isso foi até um pouco depois da metade do século XX.

 

Nas décadas de 80 e 90, Kevyn Aucoin ‘globalizou’ essa técnica ao maquiar modelos para as capas de revista e outros famosos. Aucoin, que nasceu em 1962 e morreu em 2002, era de Louisiana (EUA) e depois de um encontro casual com um fotógrafo da Vogue, no início dos anos 80, firmou seu destino e grande sucesso no mundo das celebridades.  Em 1983 foi contratado pela famosa Revlon e com 21 anos de idade , Kevyn se tornou diretor de criação da marca para linha Ultima II de cosméticos. Com muita inovação para a época, era a única linha lançada por uma companhia baseada somente em tons de pele. Até então a maquiagem era somente para peles brancas e negras e tons rosados. Os tons amarelados foram criados por ele, servindo de inspiração para outras marcas desenvolveram mais produtos.

 

Kevyn Aucoin foi conhecido por tornar as técnicas de aplicação de maquiagem acessíveis a todos. E foi na arte do contorno que seu trabalho teve maior reconhecimento. Em um de seus livros ele disse: “A face é composta de áreas que se projetam e recuam. Ao jogar com as cores da base, visivelmente ou sutilmente, mais escura ou mais clara do que o seu próprio tom de pele, você pode criar resultados surpreendentes e dramáticos. Um nariz pode ser afinado, uma sobrancelha pode ser levantada, uma bochecha pode ser esculpida”.

 

 

Aplicando contorno

 

 

Identificando  seu tipo de rosto.

 

Rosto redondo

Técnica contorno facial

Técnica contorno facial

Seus ossos das maçãs são a parte  mais larga do rosto.  O maxilar é arredondado.

 

Utilizando a base três tons mais escura que a sua pele, contorne as laterais do rosto. Inicie pelas têmporas e vá descendo até alcançar a região do maxilar. Esse procedimento vai dar um efeito mais leve a suas feições.

 

O bronze serve para potencializar o efeito do contorno e, por ser um pó aplicado em cima de um produto líquido, o make dura por mais tempo. Aplique-o na linha pouco abaixo das maçãs, partindo da região da orelha e indo até quase chegar à boca.

Para deixar a testa mais comprida, faça um triângulo invertido gordinho no centro dela. Use também no alto do nariz e abaixo dos olhos. Finalize esfumando os três tons que foram aplicados, fazendo movimentos circulares suaves com o pincel duo fiber.

 

Rosto oval

Técnica contorno facial

Técnica contorno facial

Seu rosto é mais comprido na vertical do que na horizontal. O maxilar é arredondado.

 

Com a base mais escura, desenhe um triângulo em cada lateral do rosto – ele deve ocupar o espaço da altura das orelhas e terminar próximo à boca. Marque as laterais do nariz se quiser afiná-lo. Esfume bastante para que
não fique marcado.

 

Utilize um pincel de contorno ou de blush para aplicar o pó bronzeador logo acima da marcação que acabou de ser feita com a base três tons mais escura do que a sua pele. Isso vai garantir um resultado natural.

 

Aplique o iluminador no centro da testa, no alto do nariz e abaixo das olheiras. No queixo, aplique o produto bem na pontinha para criar a impressão de que ele é mais largo. Para finalizar, esfume os três tons que foram aplicados, fazendo movimentos circulares suaves com o duo fiber.

 

Rosto quadrado

Técnica contorno facial

Técnica contorno facial

As laterais da face são retas. A altura e a largura do rosto têm praticamente o mesmo comprimento.

 

No rosto quadrado, o contorno ajuda a criar ângulos abaulados. Use a base mais escura nas laterais da testa e na região entre as orelhas e o maxilar. Você também pode fazer dois traços nas laterais do nariz para que ele pareça mais fino.

Esfume a base. Para um efeito mais natural e um leve toque bronzeado, aplique o pó, criando uma linha que deve começar próxima ao alto da orelha e que vai até a região próxima à boca. Isso vai deixar o seu visual com um aspecto saudável.

 

Faça um triângulo invertido no centro da testa. Aplique o iluminador também no alto do nariz, abaixo dos olhos e no centro do queixo. Finalize esfumando os três tons aplicados no rosto, fazendo movimentos circulares suaves com o pincel duo fiber.

 

Rosto retangular

Técnica contorno facial

Técnica contorno facial

Seu rosto é longo e estreito, bem de leve. Os ossos da testa, maçãs e maxilares têm mais ou menos a mesma largura.

 

Com a base mais escura, faça uma linha em toda a raiz do cabelo. Isso dá a impressão de que a testa é mais curta. Em seguida, faça um triângulo abaixo das maçãs, o que irá afiná-lo. Pinte a ponta do queixo e as laterais do nariz. Esfume.

Com exceção dos riscos feitos na região do nariz, use o pó bronzeador para contornar as linhas escuras que você fez com a base. Aplique pouco pó no pincel e esfume bem conforme for refazendo o contorno em todo o rosto.

 

Com o iluminador, faça um triângulo invertido no meio da testa e aplique no alto do nariz, no centro do queixo e na região abaixo dos olhos. Para finalizar, esfume os três tons aplicados no rosto, fazendo movimentos circulares suaves como pincel duo fiber.

 

Rosto “Coração”

Técnica contorno facial

Técnica contorno facial

 

Você tem a testa e as têmporas como a parte mais larga da face. Seu queixo é levemente pontudo.

 

Com um pincel de base, aplique o produto três tons mais escuro nas laterais da testa, nas têmporas e abaixo dos ossos das maçãs. Isso vai deixar o rosto com ângulos marcados. Finalize marcando as laterais do nariz e esfume para que não fique marcado.

 

Aqueça o tom das bochechas aplicando um pouco de pó bronzeador sobre a linha do contorno que foi feita abaixo das maçãs. Em seguida, aplique um pouco do pó na ponta do queixo, assim ele vai parecer menos pronunciado.

 

O iluminador dá volume e destaca o que você tem de melhor. Aplique no centro do queixo, no topo do nariz, no centro da testa e na região logo abaixo dos olhos. Para finalizar, esfume os três tons que foram aplicados no rosto fazendo movimentos circulares suaves com o pincel duo fiber.

 

 

Fonte.:

PASSO A PASSO: Aprenda a fazer o contorno certo para cada tipo de rosto

 

Técnica de Contorno Facial
5 (100%) 4 votes