Cuidados para pele seca

Cuidados pele seca

cuidados pele seca

cuidados pele seca

Todo mundo fala muito da pele oleosa ou mista, mas tem uma parte das pessoas que sofrem com a pele seca ou ressecada.

 

É normal este tipo de pele às vezes descamar ou apresentar falta de brilho, além de ter pouca elasticidade e de ser uma pele fina e frágil.

 

A pele seca se caracteriza pela falta de oleosidade, o que acontece quando as glândulas sebáceas e sudoríparas tem atividade reduzida.  Essas glândulas tem a função de produzir a oleosidade e o suor e são as responsáveis pela formação do manto hidro lipídico. Esse manto reveste toda a superfície da pele e impede a perda excessiva de água, protegendo-a dos fatores externos. O manto hidro lipídico também é o responsável pelo viço, equilíbrio e elasticidade da pele.

 

Se você possui esse tipo de pele não se preocupe. Você precisa entender quais são as necessidades da sua pele.

cuidados pele seca

cuidados pele seca

Você pode reparar que a pele seca tem poros que são pouco visíveis e que ocorre perda de água em excesso, descamação, aparecimento de pequenas rugas ou fissuras e vermelhidão. Nesses casos, a sua pele pode ser assim por conta de fatores genéticos ou hormonais, ou também pode ser relativo às ações externas do tempo como o calor, frio e tempo seco. Perceba que o vento e a radiação ultravioleta também influenciam na pele.

 

A primeira dica aqui é esquecer aquele banho “superquente”.  O banho quente remove a camada de gordura da pele, e se tratando de pele seca, o melhor é banho com água morna ou fria.

 

TIPOS DE PELE SECA E ALIMENTAÇÃO

 

É muito importante você entender que existem dois tipos de pele seca: aquela que necessita de água e a que necessita de óleo.

 

A sua alimentação e hidratação também auxiliam no seu cuidado. Beba sempre bastante água e mantenha uma alimentação equilibrada com frutas, verduras, legumes, grãos, sementes e nozes. Esses alimentos vão ser aliados no tratamento. Evite frituras e refrigerantes e também evite álcool e cafeína.  Chá é um grande aliado. Os mais recomendados são os de camomila e hortelã.

cuidados pele seca

cuidados pele seca

COMO TRATAR

 

Sua pele precisa de hidratação e muito cuidado e a seguir você vai aprender como tratá-la adequadamente.

 

Antes de tudo, o ideal é procurar um dermatologista, pois é ele quem vai te indicar os produtos certos.

 

No dia a dia, no entanto, dê importância ao uso de sabonetes com hidratantes. Eles têm baixa concentração de detergente e vão ajudar muito nesse cuidado. Como os sabonetes tem a ação de desengordurar, você também pode optar por sabonetes líquidos,  pois são mais delicados e tem o ph mais equilibrado.

 

Outro item importante é um hidratante de boa qualidade. O melhor momento para passá-lo é depois do seu banho, pois o hidratante penetra melhor. E não esquece: nada de banho quente!!!

 

Para a limpeza facial, prefira os leites e loções de limpeza. Os outros tipos de produto que possuem álcool, adstringentes e sabonetes, são agressivos demais.

cuidados pele seca

cuidados pele seca

Continuando com os cuidados essenciais, não esqueça nunca do protetor solar. No caso de pele seca, os preferenciais são aqueles em emulsão ou creme, pois não vão te deixar com a sensação de pele ‘repuxada’. Não se exponha ao sol em excesso.  Quem tem a pele seca, tem a tendência de ficar com a pele ainda mais ressecada com uma exposição prolongada ao sol.

 

Leve sempre uma água termal para dar uma borrifada em seu rosto.  Outra dica legal é passar hidratante na pele uns quinze minutos antes de aplicar o protetor.

 

ESCOLHA DE PRODUTOS DE MAQUIAGEM

 

Agora outro ponto importante é a maquiagem. Aí você também tem que prestar atenção, pois alguns produtos podem ressecar  ainda mais sua pele. Como existem dois tipos de pele seca (aquela que necessita de água e outra de óleo), fique atenta e utilize aqueles que vão te beneficiar.

 

O processo para iniciar a maquiagem é aquele que já ouvimos falar: Limpar > esfoliar > tonificar > hidratar

cuidados pele seca

cuidados pele seca

Nesse caso, como estamos falando de pele seca, hidratante é muito importante. Outro detalhe é que a esfoliação não é recomendada para este tipo de pele.  Caso você queira fazer, consulte o seu dermatologista para saber a periodicidade. Lembrando mais uma vez os que produtos com álcool não são bem vindos.

Para esse tipo de pele, o ideal é comprar uma base líquida, cremosa ou alguma com a consistência de mousse.  O ideal, como já falado, são produtos que tenham agentes hidratantes na fórmula.

 

Nesse tipo de pele você pode usar pó compacto, mas tem que ser muito pouco ou se quiser pode usar aqueles que vêm na forma de spray. O produto tem que ter um aspecto bem “fininho” para não te deixar com um aspecto de que está usando máscara.

 

Para a base, dê preferência para os corretivos líquidos e caso você tenha olheiras, não se esqueça dos corretivos coloridos. Se você não conhece ou esqueceu-se de alguma coisa, dê uma olhada no post de pele negra aqui no blog.  Lá tem todas as informações.

 

Dica de maquiagem para o dia a dia:

 

  1. Hidrate sua pele;
  2. Passe seu protetor solar;
  3. Em seguida, passe um primer para dar mais viço;
  4. Aplique a base de sua preferência (pode ser com pincel ou com os dedos).  Como estamos falando de maquiagem para o dia, dê preferencia para aquelas com textura bem leve;
  5. Na sequência, aplique o corretivo de sua escolha;
  6. Depois de aplicar o corretivo para selar, você vai passar o pó compacto com cuidado (passe bem de leve)
  7. Corrija levemente as sobrancelhas com um lápis ou o produto de sua preferência;
  8. Aplique uma sombra leve e que dê um aspecto clean. Nada que pese o seu olhar;
  9. Passe o blush nas maçãs do rosto para uma aparência saudável;
  10. Aplique o rímel. Outra dica: passe apenas na parte superior dos cílios, pois isso confere um visual mais leve. Caso você goste,  pode passar na raiz dos cílios inferiores. Particularmente para o dia, o visual pode ficar pesado;
  11. Finalizando, passe um batom bem leve, em uma cor de boca que fique melhor com o seu tom de pele. Caso você tenha pratica ou queira incrementar o visual pode fazer um delineado simples para agregar à sua maquiagem.
cuidados pele seca

cuidados pele seca

 

Cuidados para pele seca
5 (100%) 3 votes
    1. Paulene Boyte 3 de outubro de 2017
      • Juliana Meireles 3 de outubro de 2017

    Adicionar um Comentário