Cuidados e dicas para pele negra

Cuidados e dicas para pele negra

Dicas sobre maquiagem pele negra

Cuidados com a pele negra.

 

Aproveitando a semana e o mês da consciência negra, vamos falar sobre os cuidados e proteção com a pele negra. Como se sabe, a pele negra possui excelentes benefícios genéticos, como proteção solar natural (através da melanina) e maiores níveis de firmeza e elasticidade atribuídos aos fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno.

Por outro lado, esse tipo de pele tem maior tendência a desenvolver manchas, foliculite e oleosidade em excesso.

Acompanhe as diversas dicas abaixo e obtenha uma pele radiante.

Proteção solar

Proteção solar pele negra

Proteção solar pele negra.

Como já mencionamos, a pele negra possui proteção solar natural de 13,4, mesmo com essa proteção natural indica-se uso diário do protetor solar, mesmo em dia nublado. Por essa maior quantidade de melanina os riscos para desenvolver câncer de pele são bem baixos, o que também aumenta o risco de pigmentação. Lembrando que a pele negra não está imune aos efeitos da radiação UV. As manchas decorrentes a pigmentação e propensão ao desenvolvimento do melasma caracterizam alterações de tonalidade onde são mais frequentes no rosto, portanto o uso de um bom protetor solar (igual ou superior a 15 FPS) é fundamental, o que prolonga os efeitos de uma pele saudável e uniforme.

Foliculite e acne

Segundo especialistas, outra peculiaridade da pele negra é o surgimento de pelos encravados e foliculite, problemas geralmente causados pelo fato deste tipo de pele ser mais oleosa e o pelo ser encaracolado. O aparecimento de manchas muitas vezes se dá por conta dessas inflamações recorrentes e desagradáveis. Uma alternativa que ajuda bastante é a esfoliação semanal, que ajuda também no caso de acne, queimaduras ou outras manchas que possam surgir no decorrer do tempo. Dando o devido cuidado aos tratamentos e priorizando produtos menos agressivos, evita-se a possibilidade de ter alguma reação química a melanina, podendo ser um pouco mais demorado só que com resultados satisfatórios.

Hidratação para pele negra

Hidratação pele negra.

Hidratação pele negra.

Por ter espessura um pouco maior, a pele negra resiste mais contra as agressões do ambiente. No entanto, isso também dificulta a absorção dos ativos hidratantes, o que pode provocar uma pele ressecada e com aspecto esbranquiçado. A hidratação é extremamente necessária e precisa ser diária. Banhos longos e muito quentes não são indicados, boa alimentação e o consumo de líquidos, principalmente água, são imprescindíveis.

Maquiagem pele negra

maquiagem básica pele negra.

maquiagem básica pele negra.

Após todos os cuidados recomendados, vamos à maquiagem.

Para minimizar o problema da oleosidade, escolha produtos apropriados e de boa qualidade. Tenha itens básicos como um tônico, um bom sabonete para seu tipo de pele, uma boa água termal para acalmar a pele e receber a maquiagem, primer que prepara e protege e um filtro solar indicado por seu dermatologista. Entender a necessidade dos cuidados e realizar uma pré maquiagem ideal faz toda diferença para manter a saúde da sua pele e acabamento.

Base

A cobertura da pele precisa estar alinhada com a cor ideal e o produto certo. O tom errado pode arruinar sua maquiagem. Se for mais claro, a pele pode ficar com um tom acinzentado. Para não errar, o adequado é fazer “misturinhas” de cores até chegar no acabamento perfeito. Produtos cremosos precisam ser evitados por quem tem pele oleosa. Usar pó solto, base em pó ou base oil-free são os mais aconselhados.

Corretivo

Ainda no processo de cobertura, não podemos deixar de falar sobre o corretivo. Quando necessário, é um item de importância fundamental. Contudo, em algumas peles e rostos contemplados por uma boa genética o uso de corretivo não é necessário. Se for o caso de utilizar o corretivo, lembre-se que a tonalidade do corretivo é extremamente importante. O corretivo, é claro, deve ser escolhido de acordo com seu tom de pele e com a necessidade da ocasião. Com ajuda do círculo cromático abaixo você poderá identificar a cor ideal.

 

Círculo cromático.

Círculo cromático.

 

  •  Corretivo amarelo para olheiras azul-arroxeadas ou hematomas
  •  Corretivo verde neutraliza cores avermelhadas como espinhas, manchas e cicatrizes.
  •  Corretivo Lilás e azul para manchas amarronzadas ou amareladas (pouco comuns em peles negras)
  •  Corretivo vermelho é bom para cobrir manchas brancas ou mais claras que a pele (Ideal para peles negras).
  •  Corretivo mais claro que a sua pele serve para iluminar a região. ( não necessita de corretivo no tom da pele depois, só lembre-se de espalhar bem. Obs.:peles negras devem optar pelos tons em bege escuro e fugir dos tons mais claros.)

 

Maquiagem básica para pele negra

passo-a-passo maquiagem pele negra.

passo-a-passo maquiagem pele negra.

Para quem está iniciando e precisa de uma maquiagem coringa, aqui vai o passo a passo para conseguir fazer uma bem simples, sem errar e ficar ainda mais radiante.
1 – Limpe bem o rosto e o tonifique como de costume;

2 – Com auxílio de um pincel  para base (ou com a ponta dos dedos) espalhe base por todo o rosto;

3 – Aplique corretivo nas manchinhas e imperfeições. Para deixar o rosto mais iluminado, aplique corretivo (um tom mais claro que a base) em cima do osso do nariz, no queixo e no canto interno dos olhos;

4 – Com um pincel macio, aplique blush na maçã do rosto para e puxe em direção as têmporas para afinar o rosto;

5 – Para a sombra, opte por um tom de dourado (evite sombra com muito brilho, pois a maquiagem pode ficar muito carregada para usar durante o dia) e espalhe por toda a pálpebra móvel;

6 – Com uma sombra no tom de marrom, faça o contorno do olho (como se fosse um V deitado, marcando a parte externa do olho) para dar profundidade ao olhar;

7 – Com um delineador dourado*, faça um traço fino rente aos cílios superiores;

8 – Aplique de duas a três camadas de rímel preto nos cílios para deixar o olhar marcado;

9 – Para deixar o visual completo, aposte em um batom próximo ao seu cor de boca e que tenha fundo rosado.

* Caso você não tenha delineador dourado, não tem problema, use o delineador preto ou marrom.

Cuidados e dicas para pele negra
5 (100%) 5 votes