Como escolher a base certa

Como escolher a base certa

Como escolher a base certa

O princípio de toda e qualquer maquiagem é a escolha da base correta para seu tipo de pele e acertar principalmente o tom dessa base não é uma tarefa das mais fáceis.Para não errar na escolha do tom o ideal é fazer testes, porque ajudam a entender qual o tom mais adequado para sua pele.

Mas falaremos disso de forma mais detalhada mais à frente.Existem diversos tipos de base: líquida, cremosa, compacta, mousse, mineral, bastão, BBcream e Cushion, por exemplo. Cada um desses tipos irá de adaptar melhor a um determinado tipo de pele, devido ao seu acabamento e cobertura.

Abaixo iremos explicar rapidamente cada um dos tipos citados e explicar como acertar o tom de base perfeito para seu rosto.

Base líquida

É ideal para usar todos os dias, pois confere um tom natural à pele. Este tipo de base tem uma textura leve e pode ser usada em qualquer tipo de pele, sendo mais adequada, no entanto, para peles que tem apenas pequenas imperfeições.Existem bases líquidas em dois formatos: hidratantes (voltados para uma pele mais seca) e Mate (direcionados para uma pele mais oleosa).As bases líquidas tem durabilidade mediana.

Base cremosa

Possui excelente cobertura e tem um efeito mais encorpado, cobrindo qualquer tipo de imperfeição. São ideais para maquiagens mais elaboraras e tem boa durabilidade.

Base compacta

Também tem uma cobertura leve e natural, mas é mais espessa. Pode ser usada em qualquer tipo de pele, contudo é mais adequada para pessoas que tem pele oleosa. É um tipo de base que pode ser usada todos os dias, mas tem pouca durabilidade, se comparada com outros tipos.

Base mousse

É mais indicada para pele oleosa. Tem textura um pouco mais pesada e acabamento perfeito. Pode ser usada em pouca quantidade e apresenta durabilidade alta.

Base mineral

Tem baixa cobertura e pode ser usada em todos os tipos de pele. Entretanto, por não ter óleo, funciona muito bem numa pele mais oleosa. Serve para o dia a dia, pois reduz o excesso de brilho no rosto. Possui durabilidade curta.

Base bastão

É um tipo de base que tem mais de uma função. Com consistência cremosa, a base bastão (ou stick) apresenta excepcional cobertura para imperfeições e também serve para uniformizar a pele, podendo ser usada inclusive como um corretivo. Também não tem longa durabilidade.

BBcream

O BB Cream (Blemish Balm Cream) une três funções em um só produto, pois ele é, ao mesmo tempo, base, hidratante e protetor solar. Este tipo de produto dá uma cobertura sutil e natural.Fique atenta na hora da compra, pois nem todo BB cream vem com proteção solar.

Cushion

Tem um efeito aerado, parecido com o do mousse. A cobertura é leve e hidratante, sendo ideal para uma pele mais madura.

Bases para cada tipo de pele

Como escolher a base certa

Como escolher a base certa

Para ter melhor acabamento e fixação, é muito importante escolher a base certa para seu tipo de pele

Pele oleosa: a recomendação é a utilização de produtos sem óleo, secos e hidratantes;
Pele seca: recomendam-se as bases com hidratantes;
Pele mista: a melhor aposta nesse caso são as bases oil free, pois são adaptáveis a todo tipo de pele;
Pele normal: não há uma recomendação específica, uma vez que esse tipo de pele se adapta muito bem a todo tipo de base.

Tons de base

Como escolher a base certa

Como escolher a base certa

Toda pele tem mais de um tipo de tom e existe uma série de dicas para que você descubra o “subtom” (ou tom secundário) da sua pele.

Os tons secundários de pele dividem-se em três tipos: tons quentes, tons frios e tons neutros. Cada um desses tipos tem como indicação bases de tonalidades diferentes.
Um truque relativamente simples para descobrir o “subtom” da sua pele é observar a cor das suas veias.

– Pessoas que tem veias com tonalidade esverdeada, marrom ou amarelada tem “subtom” quente. As bases mais indicadas para este tipo de pele são aquelas que apresentam tons amarelados, alaranjados, avermelhados e dourados.

– Se você, no entanto, tem veias com tonalidade azul ou violeta, o “subtom” da sua pele é frio, e exige, portanto, bases com tonalidades azuladas, rosadas e esverdeadas.

– A terceira possibilidade é a de que suas veias apresentem tons misturados. Nesse caso a sua pele tem tom neutro e todos os tons de base combinam com esse tipo de pele.

Outro truque para descobrir se o tom secundário da sua pele é frio, quente ou neutro é o chamado “teste da moeda”.

Pegue uma moeda dourada e uma prateada e coloque sobre sua pele.

Se a moeda dourada combinar mais com seu tom de pele, provavelmente sua pele tem “subtom” quente. Se a prateada combinar melhor, sua pele tem “subtom” frio. Se ambas combinarem igualmente, então seu tom secundário de pele pode ser considerado neutro.

Aplicação da base

Para aplicar a base, existem diversos tipos de esponjas e pincéis disponíveis. O ideal é escolher aquele que irá espalhar o produto adequadamente e deixar a pele uniforme.
Antes da aplicação da base, é de importância vital que a pele esteja bem limpa e também corretamente hidratada.

Cuidado ao escolher a base

Para não errar mesmo na hora da escolha do tom da base, o mais indicado é ir à loja e experimentar o produto, para diminuir o risco de errar no tipo ou na tonalidade da base.
No entanto, se você já comprou a base errada, uma dica valiosa é misturar um pouco de protetor solar branco, hidratante para suavizar a cor da base (caso tenha comprado mais escura que o ideal) ou fazer misturas de bases para chegar ao tom certo (caso, ao contrário, tenha comprado uma base mais clara do que a adequada ao seu tom de pele).
O mais indicado é experimentar diversas bases, pois existem hoje uma gigantesca variedade de tons e escolher a mais adequada requer paciência.
Outra dica simples é procurar experimentar a base diretamente no maxilar, queixo ou bochechas ao invés de na parte superior da mão (como a maior parte das pessoas faz). Tal indicação é feita porque a maior parte das pessoas possuem diferenças entre a tonalidade do seu rosto e aquela apresentada pelo dorso das suas mãos.

Aplicação da base

Como escolher a base certa

Como escolher a base certa

1- Tonifique e hidrate muito bem a pele;
2 – Aplique na testa, em direção às sobrancelhas, até alcançar toda a região;
3 – Agora aplique nos olhos, com movimentos delicados;
4- Depois aplique no nariz (vindo de baixo) e também em volta da boca e do queixo;
5-Desta vez aplique nas no bochechas, do meio para fora, com movimentos leves;

A aplicação da base pode ser feita por pincel ou esponja. Fica como uma sugestão dar batidas com a esponja, para finalizar.

Dica adicional: para aplicar a base corretamente é muito importante espalhar bem a base para conseguir um efeito natural. O ideal é aplicar a quantidade certa para um bom acabamento.

Como escolher a base certa

Como escolher a base certa

Como escolher a base certa
5 (100%) 2 votes