Blush

Blush, suas texturas e cores.

Blush! Ele é simplesmente o responsável por nos dar um ar saudável, jovialidade, frescor, enfim… é o blush o grande salvador da pátria. É claro que com suavidade e sem exageros. Vou te contar um pouquinho da história do blush, afinal nós gostamos de saber quando, por que e para que?

Para começar você deve saber que o termo blush deriva da língua inglesa. Significa rubor e em outras línguas, como o francês, chama-se rouge que traduzindo significa vermelho. Lá atrás na Grécia e na Roma antiga já se usava pigmento vermelho para dar um rubor nas maças do rosto. Nessa época elas usavam ocre ou açafrão. Algumas europeias até chegaram a usar o pó do pau brasil. Antigamente o blush era usado tanto por homens quanto por mulheres.
Algumas mulheres chegaram até a usar o suco da beterraba para conferir um rubor ao rosto!

Antigamente o blush tinha uma textura como a de uma pomada. No decorrer do tempo, no entanto, ele foi evoluindo e hoje a textura mais utilizada é a em pó. Com o passar do tempo ele foi ganhando diversas formas e cores.
Hoje temos um leque de opções e diversas cores que podem nos atender.
Então leia o nosso post com muita atenção. O produto é fundamental para dar toda a graça a sua maquiagem.
O nosso blush de cada dia vem nos seguintes formatos: líquido, bastão, pó compacto, pó solto, mineral, cremoso, mousse, bolinha ou mosaico.

Por isso quando você for escolher qual tipo de blush comprar, entenda antes de tudo o seu tipo de pele. Qualquer coisa dá uma lida no post que fala sobre pele, identifique a sua e faça a leitura. Aqui no blog temos os seguintes posts: pele normal e mista, pele seca, pele oleosa e pele negra .

dicas sobre maquiagem

dicas sobre maquiagem

Tipos de blush

Líquido – Esse tipo de blush é leve e confere um ar muito natural à maquiagem. Esse blush é indicado para o dia, o produto em geral tem secagem rápida. Por isso, na hora de efetuar aplicação, faça com cuidado e dê leve batidinhas na maça do rosto. O produto é recomendado para pele normal e seca.

Bastão – Esse blush possui uma textura mais firme, posso te dizer que ele é mais rígido. Ele possui alta duração e pode ser aplicado diretamente na pele. Você pode espalhar o produto com os dedos ou com a ajuda de um pincel apropriado. Esse é um blush indicado para quem possui a pele seca.

Como pó compacto – Esse blush é o mais popular e tem uma excelente fixação. Ele possui uma textura fina e confere à sua maquiagem um ar natural. Para a aplicação desse blush é necessário a ajuda de um pincel. O melhor desse tipo de blush é que pode ser utilizado em todos os tipos de pele.

Pó solto – Ele é um blush que também possui as mesmas características do pó compacto. O que é importante é saber dosar na hora da aplicação, senão você vai sair por aí parecendo aquele pokemon. Aí, não dá minha amiga. Outra coisa importante é que é necessário a ajuda de pincel para a sua aplicação. Ele também pode ser usado em todos os tipos de pele.

Tipos de blush, outras texturas.

Mineral – A maquiagem mineral é muito leve e possui um acabamento bem interessante. Esse produto é mineral pois é composto por ingredientes naturais. Para quem tem pele sensível esse tipo de maquiagem é super indicada. Você pode encontrar como pó compacto ou como pó solto. Esse blush dá à sua maquiagem um ar bem natural. Ele é um blush muito delicado, e para a aplicação é necessário o uso de pincel. Ele também é recomendado para todos os tipos de pele, mas se você possui pele sensível pode ser jogar nesse blush.

Cremoso – O blush cremoso é um pouco mais pesado do que os outros que já falamos. Esse produto é feito à base de óleo, por isso se você possui a pele oleosa não indicamos. Mas caso você tenha a pele seca, pode utilizar sem problemas. Ele dá um acabamento mais intenso à make. Você pode fazer a aplicação com a ajuda de uma esponjinha adequada, ou com os dedos dando leves batidinhas nas maças do rosto.

Mousse – O blush mousse dá um ar mais luminoso. Ele também não é indicado para quem possui a pele oleosa. Ele possui um acabamento intenso e você pode utilizar os dedos ou uma esponjinha para a aplicação.

Observação para o blush cremoso e mousse: eles não são recomendados para dias quentes. Caso você comece a suar a maquiagem pode vir abaixo. E vou falar de novo: por favor se você possui a pele oleosa não use ele.

Continuando…

Bolinha ou esferas – ele possui uma textura leve e é bem fininho. Consegue se assemelhar a textura do blush em pó. Ele dá um efeito incrível, confere um ar natural e glamuroso. Para a aplicação é necessário o uso de um pincel e esse tipo de blush possui uma pigmentação excelente. Ele dá um efeito luminoso e radiante à maquiagem. Esse tipo de blush pode ser utilizado em todos os tipos de pele.

Mosaico – O produto é uma mistura de algumas tonalidades, possui uma textura leve e fina. Possui uma excelente fixação e um ótimo acabamento. Ele deixa a maquiagem com um lindo efeito. Alguns possuem até um efeito bronzeador. Esse tipo de maquiagem pode ser utilizado em todos os tipos de pele.
Relembrando… Toda vez que você for aplicar um produto com um pincel, tire o excesso depois. E sempre preste atenção: não pegue nunca muito produto, pois o que é aliado pode ser tornar seu inimigo. Então use o seu bom senso.

E você aí achando que acabou… Nada disso, agora vou te passar algumas dicas de pincéis.

dicas sobre maquiagem

dicas sobre maquiagem

Pincel para blush

No mercado você pode encontrar uma infinidade de pinceis de blush. Particularmente eu gosto muito do chanfrado e o duo fiber.
As opções mais populares e de fácil aplicação são o pincel arredondado (tradicional), chanfrado, duo fiber, Kabuki ou kabuki chanfrado.

Arredondado – ele é de fácil aplicação e o mais fácil de você encontrar. Ele confere à maquiagem um efeito natural.
Chanfrado – Adoro esse pincel, pois ele faz a marcação certa do blush e dá um lindo efeito. Sabe aquela aplicação de blush precisa que você quer fazer? Esse é o pincel certo. Agora relembrando aquela dica do bom senso na aplicação. Meninas por favor, ninguém quer sair na rua com o rosto marcado.

Duo fiber – Esse é um bom pincel, recomendo para a aplicação de um blush pigmentado. Pois ele esfuma muito bem, não dá aquele efeito marcado e artificial. Ele vai espalhar o produto e esfumar de uma forma bem natural.

Kabuki – Particularmente não uso esse pincel para a aplicação de blush, mas se você se sentir mais à vontade aqui vai a opção. Ele dá um efeito muito bonito, mas é preciso ter cuidado na aplicação. Pois se você concentrar muito produto não vai ficar legal. Tenha bom senso.

Kabuki chanfrado – Ele é excelente, mas tenha cuidado na aplicação. Por ser um pincel muito preciso, na hora de aplicação coloque pouco produto e esfume bem. A densidade desse pincel é grande por isso é preciso ter cautela. Use de maneira bem delicada.

dicas sobre maquiagem

dicas sobre maquiagem

Agora escolha a cor ideal…

Pele clara – Opte pelo pêssego ou alaranjado dá um ar natural;
Pele clara amarelada – o ideal e usar um tom rosado ou também um marrom claro. Evite tons de laranja pois pode deixar sua pele mais amarela;
Pele oriental – use um tom de rosa mais fechado como rosa queimado. Você também pode optar por um bronzer.
Pele morena clara – Nesse caso você pode usar um rosa queimado, vermelho ou marrom, sempre num tom mais quente;
Pele morena escura – Use um tom em terracota ou um marrom num tom quente como um bronzer. Alguns produtos com o tom violeta também ficam bem, podem dar um frescor;
Pele negra – Tons escuros ficam bem nesse tipo de pele. Você pode optar por uma cor como um marrom escuro, terracota, um marrom num tom café, marrom acobreado ou na cor vinho. Nesse tipo de pele o bronzer também fica muito bonito.

dicas sobre maquiagem

dicas sobre maquiagem

 

Você pode usar o blush opaco ou cintilante. Indico a você utilizar o opaco para o dia e para uma maquiagem noturna use o cintilante. O opaco dá um ar mais natural, já o cintilante dá uma iluminada na pele.
Espero que as dicas de te ajudem. Por favor, não esqueça de higienizar sempre os pinceis depois de utilizar.
Maquiagem é vida!

E não esqueça: se você gostou do nosso post, CURTA. Se você tiver alguma sugestão ou algum assunto que tenha dúvida, deixe nos comentários.
Beijos e até o próximo post!

 

 

 

 

 

Blush
Gostou? Marque 5 estrelas 🙂