Batom dicas e utilização

dicas sobre maquiagem

dicas sobre maquiagem

Batom

 

Batom, hoje vamos falar de um assunto importante e fundamental!

 

Eles dão cores, graça e fazem toda diferença em qualquer maquiagem. Atualmente temos uma variedade e diversidade muito grande de marcas, cores e estilos, então, na hora de fazer aquela make, é só escolher o batom certo para dar o efeito desejado.

Não precisa ter medo de utilizar o batom. Podemos usar e abusar das tonalidades, texturas e cores para finalizar a maquiagem.

Para conhecermos um pouco melhor sobre assunto, vamos falar abaixo sobre tipos de produtos e cores e tonalidades mais indicadas para cada caso.

 

dicas sobre maquiagem

dicas sobre maquiagem

Tipos e texturas

 

O batom, além de valorizar e destacar o make, dá realce a maquiagem. Eles são artigos que não podem faltar na bolsa ou nécessarie de qualquer mulher. Aqui iremos mostrar alguns tipos e estilos de batons:

 

Batom cremoso: são os mais clássicos e os preferidos de todas nós. Além de ter cobertura excelente, brilho, hidratação e cremosidade, tem alta durabilidade e dão um belo acabamento para a maquiagem.

Batom cintilante: Este tipo de produto confere aquele leve brilho aos lábios e pode conter um efeito cintilante, metalizado ou perolizado. Tem durabilidade mediana e dá um acabamento brilhoso à make.

Batom acetinado: são cremosos e hidratantes, porém dão acabamento fosco aos lábios (por não terem muito brilho). Uma boa opção para quem não gosta de arriscar. Tem baixa durabilidade.

dicas sobre maquiagem

dicas sobre maquiagem

Batom matte: não possuem brilho, são secos e possuem acabamento aveludado. Por conta disso tem bastante durabilidade. Existem em diversas versões: líquido, cremoso e lápis e também conferem um efeito fosco a maquiagem.

Batom gloss: são leves e com bastante brilho. Por possuírem glitter na composição, deixam sua make mais iluminada. Tem baixa durabilidade.

dicas sobre maquiagem

dicas sobre maquiagem

Batom bastão: ele vem no formato de um lápis e é fácil e rápido para aplicar. Pode ser usado para fazer aquela maquiagem rápida e possuem boa durabilidade.

Batom lápis: serve para delinear o contorno da boca e é seco. Ele tem finalidade de desenhar a boca antes da aplicação do batom e ajuda a manter o batom por mais tempo. Tem grande durabilidade.

dicas sobre maquiagem

dicas sobre maquiagem

Batom stain: tem acabamento líquido, uma textura leve e delicada (com um tom natural) e tem duas finalidades: usar nos lábios e também como blush. Tem excelente durabilidade.

Batom líquido: Como o nome já diz, é um batom líquido e tem acabamento de tinta. Possui alta durabilidade, alguns têm efeito matte e outros com brilho.

dicas sobre maquiagem

dicas sobre maquiagem

Batom lip balm: é um hidratante labial e tem vários formatos: bastão, bisnaga, pote e outros mais. Costumam não ter cor (se tiverem, é bem suave).

Batom metálico: com acabamento metálico, possuem dois formatos básicos: cremosos e líquido. Voltaram recentemente como tendência (estão em alta) e possuem grande durabilidade. A maquiagem fica com aspecto bem moderno e diferente.

dicas sobre maquiagem

dicas obre maquiagem

 

Algumas dicas básicas:

 

– Os lábios, antes da aplicação de qualquer batom, requerem uma hidratação ou esfoliação, para não apresentar desidratação ou ressecamento.

-As cores do batom você pode misturar para alcançar o tom desejado que você deseje. O ideal é fazer isso em um recipiente separado, para não misturar os tons.

-A aplicação do batom com o pincel faz total diferença. Dá mais durabilidade e dá um acabamento maravilhoso.

-Voltando a falar sobre o lápis de contorno. Ele ajuda a segurar o batom por mais tempo, por ter uma alta durabilidade, e também é um grande truque para desenhar os lábios perfeitamente.

– Usar uma camada fina de pó translúcido antes da aplicação deixa o batom com efeito mais duradouro. O que também contribui para deixar o efeito mais durável é passar o pó translúcido entre as camadas de batom aplicado.

-Tire o excesso de batom usando um lenço de papel e aplique, se necessário, o batom novamente. Isso garante cor e boa cobertura.

-O primer para lábios ou a base ajudam a dar mais durabilidade ao batom.

-Um passo importante para os lábios é a sua hidratação. É interessante manter uma rotina de cuidados com hidratantes ou protetores labiais (principalmente no verão, mas também no inverno), pois ajudam a manter o lábio sempre saudável e hidratado.

-Uma excelente dica para o uso do batom matte: é importante usar um lip balm para não ter um efeito ‘craquelado’ ou lábio rachado.  

 

Como remover o batom:

 

-Para a remoção do produto, pode ser usado o demaquilante, principalmente o bifásico, que apresenta melhor resultado na sua retirada.

 

Se você gostou do post curte, e caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários!

 

Batom dicas e utilização
5 (100%) 1 vote